terça-feira, 4 de outubro de 2011

Cada lugar é diferente do outro

  Cada lugar tem sua paisagem (que pode ser natural ou cultural).
  As paisagens naturais são aquelas em que há as transformações da Natureza, como: florestas, bosques, rios, entre outros... 
Já as paisagens culturais são aquelas em que não há transformações da natureza, que só tem o trabalho humano...
  Na verdade, pode haver alguns elementos naturais na paisagem cultural, mas são poucos, a maioria são elementos culturais, como: construções, prédios, edifícios.
  Mesmo assim, não podemos esquecer que, no passado, várias paisagens que hoje são compostas por elementos culturais eram compstas por elementos naturais. E para acontecer esse processo de modificação na paisagem e dos elementos que a compõem, o Homem teve que retirar a paisagem que nela predominava e construir casas, edifícios e outras coisas mais. Por isso, dizemos que as paisagens sempre estão se transformando.
  Além de elementos naturais e culturais, também há elementos visíveis e não-visíveis. Os elementos visíveis são aqueles que podemos ver não importando se são naturais ou culturais, como: flores, monumentos, pinturas, entre outros. Já os elementos não visíveis são aqueles que não podemos ver, também, não importando se são naturais ou culturais.




Nadime del Carmen Alves Centeno, nº 27

Um comentário: